A biblioteca tem e teve uma enorme influência sobre a criança e adolescente que fui e atualmente no homem que sou, desde os meus tempos de escola primária, passando pelo tempo universitário até aos dias de hoje como profissional na área da educação. A Biblioteca ao longo dos tempos revelou-me mundos repletos dos mais atraentes e generosos convites para desfrutar o prazer da leitura, portas abertas para o conhecimento e a imaginação.
Historicamente sabemos que no final da década de noventa, na sequência do baixo Ãndice de literacia em Portugal, surgiu um novo paradigma de Biblioteca Escolar, integrado na Rede de Bibliotecas Escolares. A RBE criou um novo conceito de Biblioteca Escolar com a promoção da leitura e da literacia que anteriormente era função exclusiva dos professores de LÃngua Portuguesa. Deixou de se realizar a leitura pontual e descontextualizada, os Projetos Educativos apontaram a promoção da leitura e da literacia como prioridade e fomentou-se o trabalho colaborativo entre os professores e a Biblioteca Escolar.
Neste novo enquadramento a imagem da Biblioteca tem vindo a ser alterada. O papel do Bibliotecário e a dinâmica dos leitores também têm vindo a ser modificados com o aparecimento das novas tecnologias, computadores e Internet. A Biblioteca e os seus utilizadores foram colocados no mundo do digital e hoje em dia a Biblioteca deixou de ser exclusivamente fÃsica passando a ter um carácter virtual e digital.
(Sérgio, professor bibliotecário, Escola Básica e Secundária de São João da Pesqueira)