A Biblioteca Escolar é um local privilegiado, da escola, que disponibiliza uma série de serviços muito importantes e onde é possível aceder à informação em diferentes suportes, partilhar ideias e conhecimentos, ter momentos de lazer de forma educativa, contactar alunos e professores de maneira informal o que permite um conhecimento mais genuíno de tudo o que se passa na escola. Para mim este conhecimento da escola, dos alunos e dos professores é uma mais-valia para o trabalho que desenvolvo pois, posso trabalhar com quem realmente valoriza a BE e organizar atividades que vão de encontro aos reais interesses de alunos e professores proporcionando oportunidades reais de aquisição de conhecimentos, desenvolvimento do sentido crítico, da imaginação e do lazer.
Este espaço facilita a inclusão pelo seu atendimento individualizado e é facilitador no esclarecimento de dúvidas e em novas aprendizagens de uma forma ativa e participada.
Está a ser percorrido um caminho, no domínio das Bibliotecas Escolares que espero não tenha volta uma vez que, este espaço é realmente o ponto fulcral de encontro, de partida e de chegada de todas as aprendizagens, conhecimentos e afetos da escola.
Mesmo os professores menos colaborantes acabam rendidos às atividades propostas e às possibilidades que se abrem neste espaço.
A articulação com o SABE da Moita, com a coordenadora interconcelhia, com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), com o grupo dos Serviços de Educação
Especial e com Plano Nacional de Leitura (PNL) tem permitido dinamizar respostas ajustadas às necessidades e exigências dos todos os alunos, através de projetos de leitura diversificados, que têm em conta as condições para a participação efetiva e para a preparação dos alunos com necessidades educativas especiais paralelamente aos restantes colegas, tendo-se verificado abordagens inovadoras para a concretização de projetos dirigidos a todos os alunos.
​
(Alzira, professora bibliotecária, Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo)