É através da biblioteca que participo/dinamizo diversas atividades que me permitem não só crescer enquanto pessoa, pelo teor das mesmas, como explorar diversas áreas do saber.
Provavelmente, se não fosse a Biblioteca Escolar, não teria conhecido, realmente, as minhas capacidades. Razão pela qual fico grata pelo trabalho da Biblioteca, pois acho que nos ajuda a crescer.
Espero que a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) continue a crescer e a dinamizar atividades inovadoras e apelativas para que todos os estudantes possam desfrutar do prazer da leitura e procurar saber mais do mundo que os rodeia, nomeadamente, em matérias que lhes dizem respeito. Uma das razões pela qual desenvolvi o meu interesse por diversas matérias foi, exatamente, pelas atividades desenvolvidas na biblioteca. Como instrumento de ensino, a biblioteca abriu o meu olhar para importantes temas e para a minha ação enquanto cidadã ativa que pode, de facto, fazer a diferença.
Desde política à escravatura, vários temas são trabalhados. Foi neste último, que apenas no meu primeiro ano de secundário, pude discursar, do ponto de vista histórico, como oradora. O que, de facto, me fez perceber, que não só tenho aptidões para a comunicação, como, agora, percebo que se não fosse a Biblioteca Escolar a convidar-me para me estrear numa plateia, não teria descoberta o que gosto de fazer.
A Biblioteca Escolar tem um importante papel no crescimento e desenvolvimento não só dos alunos, como de toda a comunidade escolar.
​
(Mariana, aluna, Escola Secundária de Peniche)