top of page

Ao olhar e ler o mapa de ideias com que a RBE nos desafia a falar sobre a nossa experiência no domínio da Biblioteca Escolar, no ano em que se celebram os 20 anos da Rede de Bibliotecas Escolares, não pude deixar de revisitar o passado, enquanto “fazedor” da Rede de Bibliotecas Escolares…

Foi em 1999 que embarquei nesta aventura. Um desafio! Desafio aceite e eis que, durante nove anos, as Bibliotecas Escolares e a (in)formação em torno delas se tornou parte do meu dia a dia.

Foram ações de formação, foi o lançar da Rede Concelhia de Oliveira de Azeméis, foi a participação em eventos a testemunhar e a colher testemunhos, foi a criação de um Centro de Recursos, infelizmente já desaparecido, foram tantas coisas …

Subitamente essa ligação quebrou-se! Por um acaso da vida regressei à Escola enquanto docente. Regressei, mas a ligação à Biblioteca Escolar, neste caso à Madalena Sotto, manteve-se. Primeiro, como membro de Equipa da Biblioteca, depois como Adjunto da Diretora e finalmente como Professor Bibliotecário. Foram quatro anos letivos (e um período) muito, mas mesmo muito gratos.

Novamente uma reviravolta na vida profissional e de novo à frente de um Centro de Formação. O AVCOA, herdeiro do CenForAz.

Um tempo diferente, mas um tempo, na mesma desafiante. Mais ações de formação, mais participações nos SABE dos três concelhos, mais iniciativas, das quais destaco, as 24 Horas das Bibliotecas Escolares, cuja quarta edição vai decorrer neste mês de maio.

​

(José Manuel, diretor, Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis)

bottom of page