top of page

Salienta-se, em primeiro lugar, o papel crucial das bibliotecas escolares na transmissão das competências básicas inerentes à utilização de bibliotecas, formando utilizadores que, pela vida fora, vão necessitar de utilizar este tipo de recurso.

Destaca-se, igualmente, a enorme responsabilidade do professor bibliotecário, pois, para além de promover e dinamizar o serviço, tem de orientar e acompanhar os alunos em aprendizagens muito diversas. O domínio das TIC é indispensável para o desempenho e interação no mundo global, mas, por outro lado, uma sociedade da informação e do conhecimento exige elevadas capacidades quanto à leitura (em qualquer suporte). Porém, na biblioteca escolar também não pode ser esquecido o espaço para a criatividade e o lazer.

É ainda importante lembrar a indispensável tomada de consciência da comunidade educativa relativamente ao facto da biblioteca escolar constituir um recurso imprescindível face aos desafios modernos.

A excelente evolução da rede de bibliotecas escolares no Concelho de Mafra deve-se tanto ao importante investimento da RBE e da Autarquia, como ao grande envolvimento das escolas e à boa articulação com a Biblioteca Municipal; um terceiro fator terá sido determinante para o êxito, ou seja, a competência e o elevado espírito de missão dos professores bibliotecários. A vantagem da complementaridade entre a biblioteca municipal e as escolares cedo foi compreendida, através do trabalho conjunto e do idóneo acompanhamento da RBE.

​

(A. Caetano, C. Rodrigues, J. Inácio, bibliotecários, Biblioteca Municipal de Mafra)

bottom of page