A paixão pela leitura foi-me incutida desde criança no seio familiar. Os livros sempre foram a minha forma de evasão, de criatividade, de descoberta, de conhecimento e de ilusão.
Na minha vida profissional, tive a oportunidade de coordenar durante dois anos um grupo de pessoas que pertenciam à equipa da Biblioteca Escolar do Instituto D. João V. Abracei este projeto desde a primeira hora e, com o trabalho de todos os envolvidos, a nossa BE abriu o seu coração de par em par para reforçar a importância do livro, da leitura, da informação atualizada, da reflexão crítica e interventiva, do debate, da cultura, da criatividade e da(s) arte(s). Nesse tempo, a BE proporcionou-me uma experiência única, quer ao nível do acompanhamento do desenvolvimento intelectual de certos alunos, quer a nível da criação de estratégias e de atividades promotoras do gosto pela leitura, de captação de leitores, de veiculação de projetos e de iniciativas culturais, o que me permitiu, igualmente, um acesso privilegiado a mundos que eu própria desconhecia, a contactar com vários agentes da comunidade escolar, no sentido de proclamar a BE como o local de excelência da escola.
Em suma, a Biblioteca Escolar modificou-me enquanto pessoa, professora e cidadã. Não há nada mais gratificante do que aconselhar, orientar e apoiar todos aqueles que partilham esta paixão: a leitura.
​
(Cristina, docente, Instituto D. João V)