O livro teve, desde sempre, um papel relevante na minha vida. A magia das histórias, na infância; a busca da informação e do conhecimento, na juventude; a fruição das palavras de escritores incríveis, ao longo dos anos...
Como mãe, o regresso à fantasia das histórias, sempre que fazia entrar na vida dos meus filhos mil e uma personagens e locais encantados, seduzindo-os para sempre, para o prazer da leitura.
Enquanto professora, o livro, a leitura e a escrita fizeram, naturalmente, parte integrante do meu quotidiano e dos meus alunos, tendo a Biblioteca Escolar constituído sempre um espaço privilegiado de acesso ao livro, de descoberta, do despertar da curiosidade, enfim, de aprendizagem.
Como Vereadora da Câmara Municipal de Soure, entre 1998 e 2013, a Rede de Bibliotecas Escolares tem uma influência marcante na minha atividade, através da implementação de um Programa Integrado de Promoção da Leitura que envolve a Biblioteca Municipal e as pequenas grandes Bibliotecas Escolares do concelho. São criadas histórias fantásticas que, diariamente, entram na vida de crianças e jovens de todas as escolas, creches e jardins de infância, transportando-as até lugares mágicos e misteriosos, cativando-as precocemente para o prazer de ler... fortalecendo os laços entre alunos e professores... entre pais e filhos... contribuindo para o enriquecimento do espírito... da sensibilidade... do conhecimento... da criatividade... do puro prazer oferecido pela magia de histórias intermináveis…
​
(Ana Maria, Ex-Vereadora, Câmara Municipal de Soure)