Como colaboradora da Rede de Bibliotecas de Pombal e desde o início a fazer parte da equipa no serviço SABE, só tenho a manifestar o seguinte: grande satisfação em fazer parte deste projeto.
Tem sido um percurso de 11 anos com muita aprendizagem de todas as partes.
A população escolar no concelho adquiriu uma mais-valia de qualidade e de elevada importância, que foi o principal fator para a igualdade de oportunidades no acesso aos documentos, à inclusão social ou digital e para uma maior e melhor informação.
As novas tecnologias nas bibliotecas escolares desencadearam um desenvolvimento gigantesco e também combateram em muito a iliteracia digital.
A liberdade de escolha dos documentos nas bibliotecas escolares veio permitir que houvesse um fundo documental disponível e de acordo com as suas necessidades sem terem que se deslocar apenas à biblioteca municipal.
A pesquisa do catálogo em rede veio facilitar a recuperação da informação que se pretende porque num universo de dezenas de bibliotecas a fazer parte do catálogo há uma maior abrangência dos temas e dos assuntos pretendidos.
A nível pessoal aprendi bastante com as bibliotecas escolares porque a forma de dinamização do fundo documental e das atividades da promoção do livro e da leitura são muito interessantes na forma como são trabalhadas.
Um bem-haja a todos, e que continuemos juntos a desenvolver o excelente trabalho que tem sido feito e que irá continuar sem dúvida.
​
(Maria de Lurdes, responsável pelo SABE, Pombal)