top of page

Sou PB desde 2009 e admito que não fazia ideia de como a envolvência no cargo constituiria um tão grande desafio de ação em várias frentes.

Quando este trabalho envolve matérias tão sensíveis como o apoio ao currículo e ao trabalho escolar, a colaboração dos docentes, a dinamização da leitura e da escrita para formar leitores competentes; quando se treina os jovens nas competências de oralidade; quando se procura dotá-los de conhecimentos conducentes à pesquisa e utilização autónoma das diversas fontes; quando se procura a articulação com os EE e entidades exteriores à escola; quando se convidam autores, quando se dinamizam debates para estímulo ao raciocínio crítico dos jovens; quando se celebram efemérides; quando se forma para a o civismo e a cidadania e quando, para além disso, há que gerir tantos recursos, concluímos que é enorme a vontade que nos move em prol de uma mais-valia comum – a BE.

Temos promovido atividades e projetos fantásticos com a colaboração de docentes, funcionários, e de tantos jovens absolutamente incríveis, temos aprendido tanto e superado tantos desafios, antes tão inimagináveis, que só podemos, mesmo, comemorar os 20 anos da RBE.

Devo destacar a importância da B.M. de Beja no apoio ao trabalho que desenvolvemos, através dos recursos materiais e humanos que disponibiliza, para que a BE se assuma como um imprescindível pólo de dinamização cultural, onde o alargar de horizontes é o primeiro passo para acender a curiosidade de cada jovem.

​

(Maria Emília, professora bibliotecária, Escola Secundária c/3 ciclo Diogo de Gouveia de Beja)

bottom of page