Fonte: Earth Day. Disponível em: https://www.earthday.org/
Desde 1970 que todos os anos, a 22 de abril, se comemora o Dia da Terra para chamar a atenção para a importância de o ser humano viver em harmonia com o Planeta, casa comum de onde provêm todos os recursos que garantem a sobrevivência dos que nele habitam e o funcionamento da economia.
Porque
A desigualdade no acesso à água, ao ar, ao solo e, a outros recursos naturais, tem vindo a aumentar;
A desflorestação e a poluição põem em perigo um número crescente de ecossistemas, espécies e a saúde de plantas, animais e pessoas;
O estilo de vida consumista de uma parte da humanidade e a economia em que ele se sustenta é o principal responsável por esta situação,
é preciso agir.
Este ano a Rede Dia da Terra, que organiza o Dia Internacional da Terra, incentiva-nos a fazer convergir os nossos esforços para a defesa e proteção das nossas espécies. Dos insetos, às abelhas, baleias e recifes de corais, todas os seres têm um valor próprio que devemos respeitar e preservar.
E como ajudar? Somente cada um por si saberá responder, mas reduzir o consumo pensando mais a longo prazo e no coletivo, dispor do seu tempo para colaborar num projeto comunitário e falar do tema com aqueles com quem se relaciona, pode ser um bom ponto de partida.
Eis alguns recursos que podem ajudá-lo a ter ideias e a agir:
Documentários
Earth X. (2020). EarthX Film
Kein, N. (2015). This changes everything
Sociedade civil [7 org.]. (2018). O amanhã é hoje
WWF. (2019). Our Planet: Our Business
Youtube
Imprensa
Coelho. L. (06. 05. 2019). Há um milhão de espécies em vias de extinção. Expresso.
Silva, C. (25. 09. 2019). Alerta global: os oceanos estão em risco e mais de mil milhões de pessoas podem ser afectadas. Público.
The Guardian. The age of extinction
コメント