top of page

MobilizAR



“Como melhorar a qualidade do ar, diminuir o ruído e mudar a mobilidade rumo à poluição ZERO?” é a questão levantada por MobilizAR – Rumo à Poluição Zero da Zero - Associação Sistema Terrestre Sustentável.


Porquê este projeto?


Porque a poluição do ar e o ruído do ambiente são o maior problema ambiental que afeta a saúde humana, sobretudo nas cidades onde a maioria da população habita, segundo a Organização Mundial de Saúde.


Porque este é um problema evitável que apresenta uma taxa de mortalidade dez vezes superior à dos acidentes de viação e que é responsável por 13% das mortes, segundo o estudo da Agência Europeia do Ambiente, Combater a poluição e as alterações climáticas na Europa irá melhorar a saúde e o bem-estar, especialmente para os mais vulneráveis.


Porque todos – autarquias, empresas, escolas e universidades, media, arte e cultura, cidadãos - podem contribuir para mitigar este problema que afeta sobretudo os mais vulneráveis.


Como contribuir para a mudança?


Por via da educação, capacitando os cidadãos a tomarem decisões sobre o local de residência, estudo ou lazer, sobre as formas de mobilidade e o consumo de produtos compatíveis com a proteção do ar e do meio ambiente, bem como de decisões políticas que incentivem a tomada de medidas que promovam, por exemplo, o uso de transporte público e de mobilidade suave e ativa


Como participar?


Visando a responsabilização individual e coletiva, a Zero promove um Concurso de Ideias dirigido a alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico, um conjunto de Webinares dirigido a escolas (professores e alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico), aos municípios e aos cidadãos e Campanhas de Ruído que ajudem a medir e a construir bases de dados simples que facilitem a sensibilização e tomada de medidas eficazes das quais possam resultar melhor saúde das pessoas e ambiente.


MobilizAR é um projeto que apoia a concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Estratégia Nacional de Educação Ambiental, da Estratégia Nacional para o Ar e da futura Estratégia Nacional para o Ruído Ambiente.

265 visualizações
bottom of page